QueerCode Festival transforma a Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, em palco de arte, diversidade e resistência
- Pimenta Rosa
- 17 de set. de 2025
- 4 min de leitura
Primeira edição reúne música, teatro, literatura, tecnologia e dança neste fim de semana (20 e 21), com entrada gratuita e programação dedicada à cultura LGBTQIAPN+

A Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, será tomada neste sábado (20) e domingo (21) pela arte, música e celebração da diversidade. A primeira edição do QueerCode Festival, evento de cultura LGBTQIAPN+, promete um fim de semana vibrante, gratuito e aberto ao público, com atividades que vão de cortejos de barco a batalhas de dança, passando por oficinas, lançamentos de livros, teatro, performances e shows.
"Acredito que a cultura queer deva ser mais divulgada para mostrarmos que fazemos arte para todos, com dignidade, seriedade, respeito e muita alegria. Precisamos ocupar espaços. Espero que o evento contribua para ampliar a integração da nossa cultura na sociedade. Estou muito grato e me sinto abraçado pela comunidade”, afirma Cícero Nogueira, idealizador e CEO da produtora Fermento Cultural, realizadora do evento, que ocupa os espaços A Container e AKBAR.
A programação será dividida entre os espaços A Container e AKBAR, transformando a ilha em uma verdadeira “Ilha da Fantasia”.

Sábado: barco, teatro, música e batalha de dança
O dia de sábado (20) começa com oficina de criação e gestão de projetos culturais ministrada por Cícero Nogueira, seguida do lançamento do livro Viadagens Teológicas – Fazendo pegação com Frida Kahlo, de André Musskopf. À tarde, o público confere a peça “Por que não cantando?”, dirigida por Laura Castro, que aborda o delicado vínculo entre uma mãe lésbica e seu filho transgênero. O espetáculo será seguido de bate-papo, lançamento de livro e palestra-show com a cantora Tacy, conhecida pelo sucesso no musical sobre Cássia Eller.
Enquanto isso, no AKBAR, a festa toma as ruas e águas da região com o BloQueer – Fanfarra Queer em Cortejo. O cantor Guto Breton dá o tom do desfile performático, que sai da estação Jardim Oceânico rumo à Ilha da Gigoia em um cortejo de barcos. A chegada é celebrada com fanfarra, apresentações e a primeira edição da Batalha das Divas, competição de dança que reúne travestis, mulheres trans, cis e drag queens em um espetáculo de resistência e protagonismo. Com o tema “Figura feminina”, a disputa, que acontece nas duas noites do festival, é dividida em quatro categorias com premiações que vão de R$200 a R$1000 (via cartão presente).
Domingo: debates, feira, literatura e homenagens
O dia seguinte (21) traz rodas de conversa sobre Inteligência Artificial e Arte e sobre Direitos Civis, em parceria com a Casa Nem, além do lançamento de livros que marcam a trajetória e resistência da comunidade LGBTQIAPN+: Indianarae – Uma vida em destransição e Divinas Tetas. A tarde segue com a performance “Festa Estranha”, do ator Lucas Matos, e encerra com um show-homenagem a ícones da música brasileira: Cazuza (Guto Breton), Gal Costa (Júlia Paes) e Angela Ro Ro (Gabriel Perello).
No AKBAR, a programação traz a Feira Alvoroço, com expositores de arte e moda, além do show do duo Futura, formado por Angeliq Farnocchia e Nayara Danielly, que apresentam um repertório marcado por vivências travestis. O dia termina com set da DJ inglesa Lokane, homenagem à ativista Indianarae Siqueira pela lendária Princess Wallandra e mais uma edição eletrizante da Batalha das Divas, ao som da DJ Butoh.
O QueerCode Festival é realizado pela Fermento Cultural, com apoio da Queerioca, do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, através da Política Nacional Aldir Blanc.

PROGRAMAÇÃO QUEER CODE FESTIVAL
20 de Setembro (sábado) | Local: A Container
10h às 12h - Oficina de Elaboração e Gestão de Projetos Culturais com Cícero Nogueira
13h às 15h - Palestra com representante da Secretaria de Ciência e Tecnologia
16h - Lançamento do livro “Viadagens Teológicas” (Ed. Metanoia), UFJF
18h - Peça “Por que não cantando”, de Laura Castro | Apresentação e bate-papo
19h - Lançamento do livro da peça “Por que não cantando” (Edições Candido)
20h - Palestra-show com TACY
20 de Setembro (sábado) | Local: Akbar
15h30 - BloQueer-Fanfarra Queer em Cortejo- Concentração: Estação Metrô Jardim Oceânico (saída Lagoa)
16h - Cortejo de barco pela Ilha da Gigoia com parada na Alameda das Palmeiras
17h - Chegada na ilha com interação de atores e performers
17h - Show da fanfarra
19h - Batalha das Divas com DJ Anati
21 de Setembro (domingo) | Local: A Container
10h às 12h - Roda de Conversa sobre Inteligência Artificial e Arte
13h às 15h - Roda de Conversa sobre Direitos Civis com Casa Nem
15h30 - Lançamento do Livro “Indianarae - Uma vida em destransição” (Editora Metanoia)
16:30h - Lançamento do livro “Divinas Tetas”
18h - Performance “Festa Estranha”, com o ator Lucas Matos
20h - Show em homenagem a grandes artistas queer do Brasil com covers de Cazuza (Guto Breton), Gal (Júlia Paes) e Ângela Ro Ro (Gabriel Perello), com Gabriel Jap nas cordas e João Amorim no cajón.
21 de Setembro (domingo) | Local: Akbar
12h - Feira Alvoroço - 5 expositores
15h30 - Show Angeliq e Nay
17h - DJ Set Lokane (UK)
19h - A Diva convida - Legendary Overall Princess Wallandra homenageará a ativista e fundadora da Casa Nem Indianarae Siqueira
20h - Batalha de dança com DJ Butoh
Serviço - Queer Code Festival
Dias 20 e 21 de setembro (sábado e domingo)
Das 10h às 22h
Ilha da Gigoia, Barra da Tijuca
Locais: A Container e AKBAR
Entrada franca
Classificação: 16 anos




Comentários