top of page

Rocinha promove a 13ª edição do Roça Folia e reafirma a potência cultural do Carnaval de favela

  • Foto do escritor: Pimenta Rosa
    Pimenta Rosa
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Evento ocupa a Via Ápia, fortalece o empreendedorismo comunitário e consolida a Rocinha como referência da economia criativa popular


A favela da Rocinha será, mais uma vez, palco do maior carnaval popular de favelas do mundo com a realização da 13ª edição do Roça Folia. As apresentações acontecem na Via Ápia, a rua mais popular da parte baixa da comunidade, onde se concentra o principal polo comercial e gastronômico local, transformando o espaço em um grande ponto de encontro entre cultura, comércio e identidade territorial.


Mais do que uma festa, o Roça Folia se consolidou como um evento cultural estratégico para o fortalecimento do empreendedorismo comunitário, a geração de trabalho, emprego e renda e a valorização da economia criativa das favelas. Ao longo de suas edições, o carnaval da Rocinha tem impulsionado empreendedores locais, ampliando oportunidades dentro e fora do território e conectando a favela a redes mais amplas de consumo, cultura e negócios.


A programação se destaca pela diversidade cultural e musical, reunindo em um palco democrático artistas, DJs, grupos de pagode, sambistas e representantes de diferentes ritmos. O evento prioriza a valorização de novos talentos, sem deixar de reconhecer artistas já consolidados, fortalecendo a cena cultural local e ampliando sua visibilidade na cidade.


De acordo com o presidente da Associação de Moradores da Rocinha, João Bosco, a expectativa é receber mais de 10 mil pessoas por dia, consolidando o Roça Folia como uma das manifestações populares mais importantes e democráticas do Rio de Janeiro.


A iniciativa é realizada em conjunto com a LOTERJ e conta com o apoio institucional de seu presidente, Hazenclever Cançado.


“O CEP Favela, o Instituto Missão Rocinha, o Na Favela Turismo e a LOTERJ são grandes parceiros desse trabalho”, afirma João Bosco, destacando que "o Roça Folia representa a favela em sua potência máxima: cultura viva, empreendedorismo ativo, inclusão social e a conexão da Rocinha com o mundo”.



Serviço:

13ª edição do Roça Folia

  • Data: 13 (sexta), (14) sábado, (15) domingo, (16) segunda e (17) terça de Carnaval

  • Local: Via Ápia da Rocinha



 
 
 
White on Transparent.png

Inscreva-se no site para receber as notícias tão logo sejam publicadas e enviar sugestões de pauta

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

Obrigado por inscrever-se!

@2022 By Jornal Pimenta Rosa

bottom of page