Show de Lady Gaga em Copacabana deve movimentar R$ 600 milhões e atrair 1,6 milhão de pessoas
- Pimenta Rosa
- 14 de abr.
- 2 min de leitura
Após o sucesso de Madonna, Rio aposta em Lady Gaga. O show promete seguir o caminho: unir música, turismo, economia e visibilidade internacional, com a Praia de Copacabana como palco e o Rio, protagonista global.

O Rio de Janeiro se prepara para receber um dos maiores eventos musicais do ano: o show gratuito de Lady Gaga, marcado para o dia 3 de maio, na Praia de Copacabana. Com expectativa de atrair 1,6 milhão de pessoas, o espetáculo deve injetar cerca de R$ 600 milhões na economia da cidade, de acordo com o estudo 'Potenciais Impactos Econômicos do Show da Lady Gaga no Rio – 2025', produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e pela Riotur.
A apresentação da artista norte-americana marca mais um capítulo da estratégia da Prefeitura do Rio de incluir, de forma fixa, um megashow internacional por ano no mês de maio, em plena orla de Copacabana — agora oficialmente no Calendário de Eventos da cidade até, pelo menos, 2028.
'Em todos os aspectos, incluir no calendário do Rio um show internacional por ano, na Praia de Copacabana, foi uma ideia super acertada do prefeito Eduardo Paes. Do ponto de vista econômico, é mais importante ainda, porque movimenta a cidade em um mês antes considerado de baixa temporada', afirma Osmar Lima, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.
Turistas e mídia internacional impulsionam projeção global do Rio
Do total previsto de público, 240 mil pessoas serão turistas — sendo 80% estrangeiros e 20% nacionais. Os demais 1,36 milhão serão moradores do Rio e da Região Metropolitana. O estudo levou em conta o ticket médio diário dos visitantes:
R$ 590,40 para estrangeiros,
R$ 515,84 para turistas nacionais,
R$ 133,60 para o público local.
A análise também considerou o tempo de permanência na cidade: quatro dias para os turistas internacionais e três dias para os brasileiros. Com o evento programado para logo após o feriado de 1º de maio (quarta-feira), o movimento promete ser ainda maior, favorecendo o prolongamento da estadia dos visitantes.
A expectativa é que o impacto financeiro seja 27,5% maior que o do show de Madonna, em 2024, que movimentou R$ 469,4 milhões.
Além do impacto direto na economia, a apresentação de Lady Gaga representa uma poderosa vitrine para o Rio no cenário global. Segundo os organizadores, somente com o anúncio do show, a cidade já obteve uma exposição gratuita na mídia internacional estimada em US$ 48 milhões (cerca de R$ 280,5 milhões). Com a realização do evento, essa cifra pode ultrapassar R$ 1 bilhão.
'O show da Lady Gaga, além de reforçar a nossa capacidade em sediar grandes eventos, promove o Rio como um destino turístico completo', destacou o presidente da Riotur, Bernardo Fellows.
O legado de Madonna em 2024
O histórico recente de eventos desse porte reforça o otimismo. O show de Madonna, em maio de 2024, também na Praia de Copacabana, bateu recordes: movimentou R$ 469,4 milhões, com público estimado em 1,6 milhão de pessoas, superando em muito a previsão inicial de R$ 300 milhões e 1 milhão de participantes. A exposição na mídia internacional chegou a US$ 254 milhões (R$ 1,4 bilhão).
Houve ainda reflexos positivos na arrecadação de impostos. Entre maio de 2023 e maio de 2024, as receitas de ISS de setores ligados ao evento — como turismo, transporte, eventos e entretenimento — cresceram 13,8%, representando um incremento de R$ 7,3 milhões no período.
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