top of page
  • Foto do escritorPimenta Rosa

'Desafios da adolescência na contemporaneidade', de Carolina Delboni, será lançado nesta 5ª feira

Lançamento literário, que acontece na Livraria da Vila, a partir das 18h30, discute os principais desafios comportamentais do adolescente na contemporaneidade e marca novo momento de carreira da autora



Nesta quinta-feira (16/3), a partir das 18h30, Carolina Delboni, jornalista, educadora e escritora especialista no comportamento, lança seu novo livro 'Desafios da adolescência na contemporaneidade: Uma conversa com pais e educadores', na Livraria da Vila, Vila Mariana, São Paulo. Colunista do jornal O Estado de São Paulo, o livro simboliza a consolidação de um período de trabalho em que se mostra necessário começar a olhar para o adolescente de maneira mais empática e gentil.


'Quero poder devolver meu conhecimento à sociedade e usar a informação como formadora, porque acredito na educação como ferramenta de transformação social', afirma a autora.


Mãe de três filhos de 19, 17 e 15 anos, Carolina Delboni desenvolve uma extensa pesquisa a respeito dos comportamentos do adolescente, focando seus esforços nos dilemas e sequelas do pós-pandemia, relações de gênero e sexualidade, saúde mental e perspectivas de futuro.


Nascida em São Paulo, Carolina Delboni é educadora e escritora especialista no comportamento adolescente. Integrante e pesquisadora do grupo Abordagem Psicanalítica da Adolescência (Instituto Sedes Sapientiae). Atua como consultora educacional e palestrante em escolas e instituições. É pós-graduada em Educação com Foco na Primeira Infância, especializada em Práticas de Leitura Literária e tem como primeira formação o jornalismo, onde atuou por mais de 20 anos, a começar por editorias de moda.


Carolina voltou seus estudos à educação, pedagogia, infância e adolescência quando o mais velho estava com 7 anos. Em quase 10 anos de pesquisa, teve tempo de olhar para dentro de casa na prática, refletindo sobre o que fazia, e como fazia. Nesse movimento de enxergar com atenção a forma como se relacionam pais e filhos, entendeu logo cedo o que é uma relação de mão dupla, onde ambos dão e recebem, ensinam e aprendem. Atualmente, como educadora especialista no comportamento adolescente, analisa os temas da atualidade e é capaz de destrinchá-los para que pais e educadores possam compreendê-los e, a partir daí, revisarem suas ações e comportamentos.


No prefácio, Rosely Sayão explica que livro reúne textos em que a autora passou os últimos dez anos observando e estudando a adolescência. Dividido em quatro partes, começa com o convite para que o leitor se desfazer dos clichês ligados a essa faixa etária e a estabelecer com ela um diálogo possível. Em seguida, continua Rosely Sayão, analisa a interface entre adolescência e educação, tanto a que acontece dentro de casa quanto a escolar, discutindo temas como gênero, sexualidade, violência e os transtornos mentais que, cada vez mais, atingem nossos jovens.


A terceira parte do livro enfoca as relações sociais dos adolescentes e abarca assuntos como cyberbullying, masculinidade tóxica e gravidez precoce. Carolina finaliza com o debate das sequelas que a Covid-19 deixou nessa geração, uma 'obra fundamental para pais, educadores, psicólogos, médicos e todos aqueles que convivem com adolescentes', garante Sayão.



Serviço


6 visualizações

Comments


bottom of page