Rio monta megaoperação para o Réveillon 2026 e espera mais de 2,5 milhões de pessoas em Copacabana
- Pimenta Rosa
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Com 7.500 agentes, monitoramento por câmeras e drones, esquema especial de mobilidade e o maior espetáculo de fogos da história da cidade, prefeitura apresenta o planejamento da “Maior Virada do Mundo”

A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou o Planejamento Operacional do Réveillon Rio 2026 – A Maior Virada do Mundo. O esquema envolve cerca de 7.500 agentes municipais, de 11 órgãos, mobilizados para garantir ordem pública, mobilidade, limpeza urbana, atendimento de emergência, assistência social, acolhimento e ações de prevenção à violência contra a mulher durante a maior festa de virada do ano do país.
O monitoramento será reforçado com 700 câmeras, sendo 307 apenas em Copacabana, onde são esperadas mais de 2,5 milhões de pessoas — público maior que a população de 22 capitais brasileiras e superior a 99,9% dos municípios do país. O sistema contará ainda com 14 novos equipamentos com superzoom, além do uso de drones e uma base avançada do COR-Rio funcionando 24 horas.
Durante a apresentação, o prefeito Eduardo Paes reforçou o convite para que cariocas e turistas aproveitem a festa com responsabilidade. “Tudo aponta que teremos um espetáculo ainda maior este ano, especialmente em Copacabana. A mensagem é clara: celebrem, se divirtam, vivam a cidade, mas respeitando regras básicas para que a passagem de ano seja civilizada e segura”, afirmou.
Além do impacto cultural e simbólico, o Réveillon também movimenta a economia. A estimativa para a virada 2025/2026 é de R$ 3,34 bilhões, segundo o estudo Réveillon em Dados, elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Fundação João Goulart e Riotur.
Shows, fogos e tecnologia inédita
A programação organizada pela Riotur terá 13 palcos espalhados pela cidade, com shows de grandes nomes da música brasileira. Em Copacabana, o Palco Rio, em frente ao Copacabana Palace, recebe Gilberto Gil, com participação especial de Ney Matogrosso, além de Belo, que convida Alcione. No Palco Samba Amstel, próximo ao Posto 6, João Gomes divide o palco com Iza. Já o Palco Banco do Brasil Leme será dedicado à música gospel, em uma noite de celebração e fé à beira-mar.
A queima de fogos promete entrar para a história: serão 19 balsas ao longo da orla de Copacabana — quase o dobro de 2024 — e 12 minutos de espetáculo pirotécnico, o maior já realizado na cidade. Um show com 1.200 drones, em homenagem ao Rio, fará parte da apresentação, com imagens sincronizadas aos fogos e trilha sonora assinada pelo DJ Alok.
Outros pontos da cidade também terão fogos: Flamengo, Igreja da Penha, Parque Oeste e Parque Realengo, além de 10 palcos adicionais em bairros como Madureira, Sepetiba, Pedra de Guaratiba, Ilha do Governador e Paquetá.
Mobilidade e segurança reforçadas
A principal recomendação da prefeitura é o uso do transporte público. Metrô, trens e ônibus terão esquemas especiais. O acesso a Copacabana sofrerá restrições progressivas ao longo do dia 31, com bloqueio total para veículos a partir das 21h, permitindo apenas pedestres.
A segurança contará com 78 torres da Polícia Militar, revistas nos acessos, proibição de garrafas de vidro, cercamento irregular de áreas públicas e restrições severas ao estacionamento e à carga e descarga. O trânsito será monitorado em tempo real pelo COR-Rio, com possibilidade de ajustes imediatos.
SERVIÇO — RÉVEILLON RIO 2026
Data: 31 de dezembro de 2025
Principal palco: Praia de Copacabana
Público estimado: 2,5 milhões de pessoas
Atrações principais
Gilberto Gil + Ney Matogrosso (Palco Rio – Copacabana Palace)
Belo + Alcione
João Gomes + Iza (Palco Samba Amstel – Posto 6)
Palco gospel no Leme
Shows e escolas de samba em 10 palcos pela cidade
Fogos e espetáculo
19 balsas em Copacabana
12 minutos de fogos
1.200 drones, com trilha sonora do DJ Alok
Metrô
Operação especial das 19h do dia 31 até 5h do dia 1º
Embarque apenas com passaporte especial (QR Code)
Valor: R$ 15 (ida e volta)
Compra exclusiva pelo site ou app do MetrôRio
Uso obrigatório de pulseira de retorno
Ônibus
Operação concentrada no Terminal Enseada de Botafogo
Embarques entre 21h e 5h
Linhas para Zona Norte, Zona Oeste, Ilha, Centro, Baixada, Leste Fluminense e Região Serrana
Trânsito
Interdição total da Av. Atlântica a partir das 7h do dia 31
Bloqueio total dos acessos a Copacabana a partir das 21h
Proibição de estacionamento em diversas vias desde 30/12
Liberação gradual das vias a partir das 5h do dia 1º
Informações atualizadas: canais oficiais da Prefeitura do Rio, COR-Rio e MetrôRio.





Comentários